Minha empresa tem que guardar o XML das Notas Fiscais?

A emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), nota de venda de mercadoria é obrigatória nas empresas brasileiras, independente do tamanho. Entretanto, nem todo mundo sabe que o arquivo XML gerado na emissão da Nota Fiscal é em si a nota fiscal, ou seja este XML é em si o documento fiscal que ampara a comercialização legal de mercadorias no território nacional.

E você ai pensando no papel (Danfe) gerado, para vai, ta por fora…rs!

Este papel(Danfe), é uma mero documento sem valor legal, utilizado para acompanhar as mercadorias durante o transporte e assim viabilizar e tornar mais fácil a fiscalização, principalmente no tráfego destas mercadorias, só isso. Não serve de maneira alguma, para apresentar a receita federal em uma eventual fiscalização, o que vale de fato é o XML!

Então se o XML é o mais importante, por que você ainda guarda os Danfes?

Você sabia que o XML tem que ser guardado, armazenado e ficar a disposição da RFB por 5 anos, no mínimo?

Você sabia que as multas sobre a não apresentação destes documentos são altíssimas, e podem até mesmo fechar sua empresa, assim de uma hora para outra?

Vamos então falar do documento fiscal ou seja do XML e qual a importância de guardá-lo pelo tempo determinado na legislação (5 anos).

Vamos evitar problemas ai em sua empresa!?

Neste artigo, você entenderá tudo sobre esse tema.

O que é XML da Nota Fiscal?

O arquivo XML nada mais é do que um arquivo digital gerado em uma linguagem de computador que permite ali colocarmos todas as informações correlacionadas aquela transação comercial, é uma linguagem de demarcação preparada para o uso tanto na internet quanto em seu computador local, seu celular e outros.

O arquivo é gerado durante a emissão da NFe, quando o emissor vai realizar um venda e emissão da NFe ele deve se comunicar com a RFB e nesta comunicação ocorre a geração do XML (obviamente nada é tão simples assim, mais para o nosso caso os detalhes não importam agora).

Algumas características encontradas em todas as NFe:

Dados da NFe: valor total, número, modelo, série e datas de emissão;
Dados do emitente e do destinatário;
Dados dos produtos ou serviços;
Dados dos Impostos;
Totalizadores;
Parcelas;
Dados do transporte;e
Muitas outras informações.

A NFe, como sabemos, cumpre o papel de comprovar a propriedade sobre o bem ou serviço e permite ao Fisco verificar os detalhes sobre as transações realizadas pelos contribuintes. O formato XML da NFe é armazenado eletronicamente e sua validade é garantida por meio de uma assinatura digital (Certificação digital A1 e A3).

Por quanto tempo tenho que guardar o Danfe – papel que chegou junto com a mercadoria?

Nenhum, este documento, salvo uso interno amparado por processos internos, pode ser descartado assim que o entregador vai embora, sem risco nenhum para o seu negócio.

Por quanto tempo tenho que guardar o arquivo XML das Notas Fiscais?

A legislação determina que o XML da NFe precisa ser armazenado eletronicamente por 5 (cinco) anos tanto pelo vendedor quanto pelo cliente. O arquivo será necessário caso seja feita a troca do produto comercializado ou quando a Receita Federal exigir. Caso a empresa perca o arquivo XML, poderá arcar com multas que podem passar de R$ 1.200 por documento não apresentado no momento da fiscalização.

O emitente e o destinatário deverão manter em arquivo digital das NFes pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda dos documentos fiscais.

O que diz o CONFAZ sobre a guarda dos arquivos XML da NFe

O CONFAZ através da Cláusula décima do Ajuste SINIEF 07/2005, determina:

O emitente deverá manter a NFe em arquivo digital, sob sua guarda e responsabilidade, pelo prazo estabelecido na legislação tributária, mesmo que fora da empresa, devendo ser disponibilizado para a Administração Tributária quando solicitado.

Como uma solução de consulta e guarda de documentos fiscais pode ajudar

Consulta automática de NFe em lote

Para consultar um arquivo XML é necessário utilizar softwares específicos, sendo um deles disponibilizado pela própria Secretaria da Fazenda. Para isso, é preciso digitar a chave de acesso da NFe, composta por 44 dígitos e inserir o certificado digital para, então, baixar xmls um a um.

Mas se você contratar a solução da SOBIT, obteremos automaticamente todas as NFes, NFSes e CTes emitidas contra o CNPJ da empresa (notas de compra), bastando apenas cadastrar a sua empresa em nosso sistema.

A SOBIT faz isso por meio do CNPJ e do certificado digital da empresa, garantindo, assim, que todos os documentos fiscais emitidos contra um determinado CNPJ sejam consultados e fiquem armazenados na nuvem.

O sistema da SOBIT otimiza muito a gestão e armazenamento dos documentos fiscais, os XMLs. Nem precisa falar o quanto isso é benéfico, ter o que você precisa a mão, no instante que precisa, saber que está sendo bem guardado é bom de mais!

Um sistema automatizado de gestão das Notas Fiscais e arquivamento do XML é fundamental se sua empresa pretende economizar tempo, otimizar a gestão das notas e até mesmo extrair informações dos arquivos armazenados que sejam úteis para o planejamento estratégico e tomada de decisão.

Com as soluções da SOBIT, os profissionais responsáveis pela área fiscal e contábil, terão a certeza de trabalhar com o que há de mais avançado quando o assunto é XML – NFe.

Ficar de acordo com a lei, armazenar os XMLs é apenas um plus dentre todas a vantagens ao utilizar nossas solução.

Facebook
https://www.facebook.com/Sobit-Solu%C…

Web Site
http://www.sobit.com.br

comericial@sobit.com.br
Suporte: (0XX11) 4805-1247
Suporte: (0XX11) 2709-4077
Comercial: (0XX11) 2709-4266
Financeiro/Comercial: (011) 2816-3442 (011) 9 7557 – 5122 (vivo) (011) 9 7217 – 6756

experimente.jpgnovo

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑