A importância da nota fiscal

A emissão de notas fiscais é comum na sua empresa? Você sabe a importância dela? Algumas empresas acabam deixando de emitir notas fiscais por falta de conhecimento ou até mesmo por não entenderem a sua importância.

Confira aqui qual a importância de emitir notas fiscais e quais são os riscos que seu negócio pode correr se não emiti–las.

Sem título.png

A nota fiscal é um documento que comprova a realização de transações de diversas naturezas envolvendo mercadorias e produtos ou prestação de serviços. Emitir nota fiscal é uma prova de que sua empresa está em dia com os tributos devidos ao governo, isso gera confiança aos seus clientes. Além de ser um fator importante em diversos casos como expressar o real faturamento da empresa, isso dará mais segurança na hora de planejar o futuro de seu empreendimento.

Diariamente muitas empresas cometem erros ao emitirem suas notas, e acabam se deparando com problemas que podem afetar sua validade jurídica e a sua recepção ao fisco. Um problema muito recorrente é a rejeição de notas fiscais, que ocorre normalmente por conta do número do CNPJ errado, nesse caso é sempre de extrema importância conferir todos os dados antes de emitir uma nota fiscal.

A emissão de notas ficais requer muita atenção, até para evitar problemas futuros de fiscalização. Caso as notas fiscais forem emitidas com inconsistências e ocorra uma fiscalização, as multas podem chegar até R$ 1.000,00 por documento.

Na emissão de notas fiscais para qualquer regime tributário, é importante ter rotinas que simplifiquem o trabalho do empresário, e que de preferência tenham integração com a contabilidade, ter acesso e mobilidade para acessar as notas quando quiser também é importante, e ter um bom sistema emissor de notas que lhe de o suporte necessário é fundamental.

A dica é ter uma plataforma de gestão de notas fiscais que arquive seus documentos de forma organizada e segura, que lhe ajude na emissão, checagem e conferencia das NF-E, melhore a eficiência de recebimento de XML por parte de seus fornecedores e verifique a validade jurídica desses XML recebidos.

Se ainda assim você se perguntar se é obrigatória a emissão de nota fiscal, a resposta é sim!

Crie a consciência de que é necessário entender qual total faturado na empresa e registrar essas informações, isso só facilitará o gerenciamento do empreendimento.

Assim a administração tem uma visão clara e total de quais atitudes tomarem para um melhor planejamento e desenvolvimento da empresa.

A obrigatoriedade de emissão de nota fiscal está prevista em lei 8.846/94.

A prática de não emissão de notas fiscais é crime, também conhecido como sonegação fiscal e as consequências são danosas ao empreendimento.

Segundo o portal tributário, a penalidade para sonegação fiscal pode variar de 2 a 5 anos de reclusão além de multa de 225% sobre o valor da sonegação, previsto em artigo 1º da Lei 8.137/1990 e artigo 44 da Lei 9.430/1996.

Portanto, antes de pensar na possibilidade de não emitir as notas fiscais, pondere todos os pontos e analise as consequências.

Lembre-se que o melhor caminho é sempre o correto.

Logo_MGA_Com_Cadastre-se

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑