Franquia de Contabilidade ou Escritório Próprio?

Por acaso já passou em sua cabeça abrir uma franquia de contabilidade? Ou nem imaginava que esse modelo de negócio estava ao seu alcance? Neste artigo, vamos dizer como ele funciona, além de abordar as vantagens e desvantagens de seguir nesse ramo.

Sem título.pngq34r

O que é franquia de contabilidade?

Uma franquia de contabilidade é um negócio pronto para ser aplicado. É uma opção para abrir um escritório contábil já com uma marca e estrutura definida, contando com o suporte da empresa franqueadora tanto na instalação quanto nas operações do dia a dia.

É bastante provável que você já tenha ouvido falar de franquias, pois esse é um sistema de negócios utilizado em larga escala em todo o mundo. As grandes redes de lanchonetes que você conhece são franquias. Mas muitos outros setores também fazem uso do modelo.

Mas será que vale a pena para o seu caso?

Franquia ou escritório próprio?

Agora, você pode estar se perguntando: se é tão vantajoso assim ser um franqueado, por qual razão seguir um modelo diferente? Bem, ainda não falamos das desvantagens da franquia e é fundamental conhecer todos os pontos contrários à proposta antes de tomar a sua decisão.

Em primeiro lugar, nem todos se adaptam a um sistema engessado. Se você discordar de algo estrutural no negócio, por exemplo, não poderá modificá-lo, pois tem um contrato que lhe obriga a seguir exatamente o modelo da empresa. A ausência de autonomia é talvez o ponto decisivo para ter um escritório de contabilidade com regras definidas por você. Depois de se tornar um franqueado, não será válido justificar um possível descontentamento de seu cliente quanto a um procedimento por ser “obrigado a fazer assim”.

Além disso, é preciso colocar na balança todos os custos envolvidos em uma franquia, que não existem em outros tipos de negócio. Dependendo da marca, pode ser exigido treinamento, aquisição de softwares específicos, taxa de corretagem e taxa de franquia.

Como é possível perceber, o indicado é se informar bem antes de dar esse passo, não é verdade?

Como abrir uma franquia contábil

Quando um empreendedor decide abrir uma franquia no ramo de alimentação, ele encontra dezenas de opções. Não há exagero no número, pois há mesmo muitas franquias, voltadas a todos os gostos gastronômicos.

Já na área contábil, ao se decidir por uma franquia, pode ser difícil encontrar empresas que são franqueadoras para comparar o que cada uma oferece. A dica é visitar o Portal do Franchising, vinculado à ABF, para localizar possíveis parceiros para seu negócio.

A boa notícia é que o contador pode abrir seu negócio na própria casa, se desejar. Esse é um modelo mais recente, disponibilizado a partir da evolução dos serviços digitais, que tanto agregam à chamada contabilidade online.

Entre as franqueadoras associadas à ABF, há duas marcas voltadas a serviços contábeis. Uma delas exige investimento inicial para abertura de R$ 14.900,00, enquanto a outra tem um custo superior de R$ 75.000,00.

Na sua decisão, não considere apenas o quesito custo. Veja detalhadamente como funciona cada uma das franquias, o que ela oferece, como é o sistema de trabalho e as exigências adicionais. É importante conhecer antecipadamente tudo o que pode ser positivo ou negativo.

O que é uma franquia para você?

Ao chegarmos ao final da leitura deste artigo, cabe uma reflexão a respeito do modelo de franquias de contabilidade. Seja qual for o estágio da sua carreira, é importante saber que essa opção existe. Se é a mais indicada para o seu perfil e suas necessidades, só você poderá responder após realizar uma análise.

Então, como dica final, a sugestão é que tome esse artigo como a primeira informação para a sua decisão. Não fique restrito ao que aprendeu aqui e busque ampliar seus conhecimentos sobre o sistema de franquias.

 

Experimente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: