Três Livros que todo Gestor Contábil deveria ler!

Empreender já é difícil, mas empreender no mundo contábil, esse sim é um grande desafio…

O mercado contábil está em constante transformação, novas tecnologias mudam a cada dia, o perfil dos clientes dessa geração se tornou mais dinâmico e a concorrência só tende a aumentar.

Em meio a tudo isso o empreendedor contábil precisa se reinventar para acompanhar tanta evolução, e apesar disso ainda há a preocupação com a gestão do escritório, da equipe, o atendimento aos clientes e o relacionamento com os prospects e aquela atenção especial às legislações, obrigações e rotinas de um escritório.

Ufa! Quanta coisa, não?!

E um dos segredos para ter sucesso e acompanhar a velocidade do mercado, é se manter atualizado para não ser engolido pela maré.

Obter novos conhecimentos é mais do que essencial, porém eles devem ir além das exigências técnicas. O novo profissional contábil precisa conhecer e colocar em prática conceitos de gestão e inovação.

Aqui eu indico 3 livros que todo gestor de escritório deveria ler para melhorar o seu negócio!

chavena-de-cafe-em-uma-mesa-com-um-laptop-e-alguns-oculos-para-ver_1112-114

Dica nº 1 –O Efeito Medici

“Efeito Medici – como realizar descobertas revolucionárias na interseção de ideias, conceitos e culturas”, é um livro da editora BestSeller e tem Frans Johansson como seu autor.

O tema abordado aqui, está relacionado à inovação, seja no negócio ou na vida particular de alguém.

Segundo Frans Johansson, as ideias inovadoras e pioneiras só são possíveis de acontecerem, conforme os seus idealizadores entram na chamada Interseção. Interseção é uma zona onde “diferentes conceitos de variados campos e culturas se encontram e se chocam, produzindo uma explosão de novas ideias extraordinárias”.

Ou seja, para inovar você não deve focar somente naquilo que deseja aprimorar, desenvolva novos conhecimentos e habilidades, se exponha às novidades, isso incentivará a sua mente a interligar todos esses novos conhecimentos e te permitirá criar algo realmente novo.

O livro foca em muitos pontos interessantes, além de dar diversos exemplos. Quer ter um escritório contábil inovador? Então a leitura deste livro é crucial!

Dica nº 2 – Mapeamento de Experiências

“Mapeamento de Experiências – um guia para criar valor por meio de jornadas, blueprints e diagramas”, é um livro da editora O’Reilly publicado no Brasil pela Alta Books, seu autor é Jim Kalbach.

Em Mapeamento de Experiências, aprendemos ter uma visão mais concentrada em perceber os valiosos insights que os clientes nos dão através de suas experiências como consumidores do nosso serviço.

O livro é bastante prático e mostra como podemos utilizar na nossa empresa, diagramas de alinhamento para transformar as preciosas observações dos nossos clientes em ideias de ação.  Através dessas ferramentas, podemos mapear visualmente a experiência do cliente e prever futuras soluções para as questões por eles abordadas.

Com a leitura, podemos entender como a diagramação da experiência pode ajudar a determinar onde nossos objetivos comerciais e as perspectivas do cliente se cruzam, além de poder fornecer a eles um valor real através desses dados.

Definitivamente o livro é um marco que irá revolucionar a forma como você escuta os seus clientes e desenvolve soluções para os seus anseios!

Dica nº 3 – Isto é Design Thinking de Serviços

“Design Thinking de Serviços – Fundamentos, Ferramentas, Casos”, é publicado pela editora Bookman e tem como autores Marc Stickdorn e Jakob Schneider.

O Design de Serviços é uma abordagem que propõe o uso da metodologia de design aliada a uma visão de marketing de serviços para melhorar: serviços, processos e até mesmo relacionamentos interpessoais. A metodologia agrega mais valor às propostas a serem implantadas nas empresas, tudo porque são pensadas e estruturadas de forma participativa.

A inovação passou a ser um elemento chave na estratégia organizacional, principalmente em uma era tão dinâmica com a qual vivemos. Diferente de outrora, onde somente os chefes ditavam as mudanças, agora, através dessas novas metodologias, o ambiente colaborativo é muito mais valorizado.

E a questão da participação é muito interessante para a inovação, pois: para que nós possamos nos manter ativos no mercado, é importante estarmos dispostos a criar, mudar, fazer diferente e testar. E como alcançar a mudança com eficiência? Através de brainstorming, várias pessoas colaborando!

Quer inovar o seu negócio?? Leitura recomendada!

E disso tudo, o que concluímos?

O mundo está evoluindo, as coisas estão acontecendo. O que era ontem, hoje já não é mais e em meio a tudo isso está o empreendedor contábil!

Como se manter ativo diante de todas essas mudanças e como transforma-las em oportunidades para se desenvolver cada vez mais profissionalmente?

A melhor maneira é através de uma boa leitura! Os livros nos trazem sempre novos conhecimentos e nos ajudam a enxergar o mundo de uma maneira diferente.

Então, como mensagem final: coloque em prática todos os conhecimentos adquiridos. Aprender e ter a atitude de realizar, é o que fará do seu negócio um sucesso!

Você já leu algum livro de gestão que acha interessante compartilhar? Deixe nos comentários!

experimente.jpgnovo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: